Tutorial para conectar na rede sem fio eduroam utilizando um smartphone com sistema operacional Android

On 01/19/22 10:33 Updated at 06/02/23 15:19

Pré-requisitos para seguir o tutorial

• Caso seja discente
    • Deve está cadastrado no sistema SIGAA;
      • Caso não esteja, siga este tutorial clicando aqui;
    • Estar disponível o módulo Portal do Discente Imagem do ícone do portal do discente;
    • Ter um login único;
  • Caso seja servidor
  • Caso tenha uma configuração anterior da eduroam
    • Antes de iniciar, coloque o celular para "esquecer a rede" Wi-Fi com nome "Eduroam", caso tenha uma configuração anterior em:
      • "Configurações" Imagem 0 do tutorial para conectar na rede sem fio eduroam utilizando um smartphone com sistema operacional Android ➜ rede "wi-fi" Imagem 6.1 - Tutorial para conectar na rede sem fio eduroam utilizando um notebook com sistema operacional ChromeOS➜ "Eduroam" ➜ "Esquecer a rede".

Passo-a-passo

Clique em "Configurações" Imagem 0 do tutorial para conectar na rede sem fio eduroam utilizando um smartphone com sistema operacional Android para abrir as configurações de seu smartphone e clique em "Wi-Fi":

Imagem 1 do tutorial para conectar na rede sem fio eduroam utilizando um smartphone com sistema operacional Android

Em seguida clique em "Redes disponíveis" para atualizar a lista de redes Wi-Fi.

Imagem 2 do tutorial para conectar na rede sem fio eduroam utilizando um smartphone com sistema operacional Android

Selecione a rede "eduroam".

Imagem 3 do tutorial para conectar na rede sem fio eduroam utilizando um smartphone com sistema operacional Android

Clique no botão "Opções avançadas" para abrir mais opções de configurações da Wi-Fi.

Imagem 4 do tutorial para conectar na rede sem fio eduroam utilizando um smartphone com sistema operacional Android

Preencha os campos "Método EAP", "Autenticação da Fase 2" e "Certificado CA" com "PEAP", "MSCHAPV2" e "Não validar / Usar certificado do sistema", respectivamente, como mostrado na imagem abaixo:

Imagem 5a do tutorial para conectar na rede sem fio eduroam utilizando um smartphone com sistema operacional Android

Obs.: Caso não tenha a opção não validar, tente deixar em branco. Caso tenha o campo domínio e exija o preenchimento obrigatório, coloque o seguinte texto em azul: ufj.edu.br

No campo "Identidade" coloque o "SEU_LOGIN@ufj.edu.br" ou "SEU_LOGIN@discente.ufj.edu.br" caso seja servidor ou aluno, na devida ordem, trocando o texto da cor vermelha pelo seu login único (utilizado para entrar nos principais sistemas da instituição, como por exemplo, o SIGAA). Preencha o campo "Senha" com sua senha (mesma senha utilizada no sistemas da universidade) e clique em "Conectar".

Imagem 6 do tutorial para conectar na rede sem fio eduroam utilizando um smartphone com sistema operacional Android

Obs.: também funciona colocar apenas o login único, não sendo necessário colocar "@discente.ufj.edu.br" ou "@ufj.edu.br".

Aguarde mudar o status para "Conectado" para iniciar a navegação na internet.

Imagem 7 do tutorial para conectar na rede sem fio eduroam utilizando um smartphone com sistema operacional Android