Tutorial SIGEleição: Como votar

Em 20/04/22 16:23 Atualizada em 16/09/23 15:17

Clique aqui para fazer o download do tutorial.

[1] Acessando o SIGEleição:

[1.1] Para acessar o sistema de votações, utilize o seguinte link "https://sigeleicao.sistemas.ufj.edu.br" e exibirá a tela mostrada abaixo.

Passo 1.1 como votar tutorial SIGEleição

[1.2] Para entrar no sistema é necessário preencher os campos usuário e senha (os mesmos utilizados para acesso ao sistema SIG).

• O campo usuário deve ser preenchido SEM "@ufj.edu.br" ou "@discente.ufj.edu.br". Sendo assim, se o login único é "fulano@ufj.edu.br", deverá ser digitado apenas "fulano".
  • Dependendo da configuração do sistema/eleição, pode ser solicitado que o usuário digite a resposta da Pergunta de Segurança Impessoal ou os caracteres que aparecem no quadro com a legenda (recarregar imagem).
  • Caso os dados de autenticação fornecidos pelo usuário estejam incorretos, o sistema exibirá uma mensagem de erro e exigirá que o usuário aguarde 1 (um) minuto para tentar acessar o sistema novamente. Esse tempo de espera é dobrado a cada tentativa de acesso inválida.

[2] Como votar:

[2.1] Depois de acessar o sistema, será exibida a tela abaixo com as eleições disponíveis para o dia. Para escolher a eleição para a qual deseja votar, o eleitor deverá clicar no ícone seta como votar tutorial SIGEleição.

passo 2.1 como votar tutorial SIGEleição

Lembrando que para votar, o usuário deverá se atentar que:

• Só poderá votar no(s) dia(s) e horários definidos para a respectiva eleição.
  • Somente é permitido ao eleitor acessar a eleição na qual ele esteja associado ao grupo de eleitores.
  • Cada usuário poderá votar apenas uma vez em cada eleição.

[2.2] Ao escolher a eleição, o sistema exibirá a lista dos CARGOS, com a imagem dos candidatos/chapas, número de votação, nome e descrição. Como mostra a figura abaixo:

passo 2.2 como votar

• Para eleições com muitos cargos e/ou candidatos é importante que o eleitor certifique-se do número de votação do candidato/chapa de sua preferência, pois ele será a única forma de registrar o voto na cabine de votação.
  • O ícone com o "cadeado" significa que a eleição está sendo auditada e que a chave de segurança da eleição está carregada. Desta forma, ninguém, mesmo que tenha acesso ao banco de dados, conseguirá alterar ou remover um voto da eleição, além de garantir o sigilo do voto.
  • O eleitor deverá selecionar a opção "Entrar na Cabine" para iniciar a votação. O sistema exibirá a cabine de votação, conforme exibido na imagem abaixo:

passo 2.22 como votar sigeleicao

[2.3] Na cabine de votação, o eleitor deverá digitar o número do candidato/chapa (número de votação) em que deseja votar e o sistema exibirá as informações do candidato/chapa na cabine de votação, como mostra a figura abaixo:

passo 2.3 como votar

• Em seguida, deverá digitar o número do candidato/chapa e, depois, apertar a tecla "CONFIRMA'' para confirmar o voto.
  • Aperte a tecla "CORRIGE" caso queira corrigir os números digitados incorretamente.
  • Aperte a tecla "BRANCO" caso deseje votar em branco.
  • Se for digitado algum número de candidato/chapa INVÁLIDO e o eleitor clicar em CONFIRMAR, o voto será considerado NULO.
  • Se o eleitor esquecer o número do candidato/chapa em que for votar é só selecionar a opção "Abandonar Cabine de Votação". Assim, o sistema retornará à tela com a lista dos candidatos/chapas daquela eleição ele poderá retornar à cabine de votação posteriormente para registrar o seu voto.

[2.4] Para confirmar o voto, o eleitor deverá acionar o botão "Confirmar". Se desejar cancelar o procedimento e voltar para a cabine de votação, o eleitor deverá acionar o botão "Cancelar". Após acionar o botão "Confirmar" será emitido sinal sonoro de confirmação do voto e, posteriormente, exibirá uma tela com o "Comprovante de Votação", conforme mostra a figura abaixo:

passo 2.4 como votar tutorial sigeleição

[2.5] Com esse procedimento, o voto é computado no sistema.

• Para imprimir o comprovante de votação o eleitor deve selecionar a opção "Imprimir comprovante".
  • Para sair do sistema SIGEleição, o eleitor deverá selecionar a opção "Sair do SIGEleição". O sistema então retornará para a tela inicial de autenticação.